terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ambiente Tupperware

Bom dia a todos,

Hoje apresento-vos um projeto que fiz em parceria com um colega e amigo para um espaço da Faculdade de Arquitetura de Lisboa. O conceito é combinar um espaço de refeição com um espaço convivial de estudo e estadia.

Conceito

A níveis conceptuais pensámos em acabar com um problema recorrente na FAUTL que é a falta de espaço de repouso e para alimentação. Numa faculdade tão contemporânea como a FAUTL, não podemos descurar pequenos pormenores e, a nosso ver, um espaço de lazer e repouso faz imensa falta a jovens criativos. Após alguma procura na faculdade, percebemos que este era um ponto bem negativo e, no qual podemos intervir positivamente, introduzindo a nossa poltrona, produzida no semestre anterior. Relativamente ao espaço para alimentação, achamos também que é uma mais valia para a entidade. Cada vez mais, vivemos em tempos de crise e existe imensa gente que, já aderiu à moda da Tupperware, trazendo a comida das suas próprias habitações, contribuindo para não haver desperdícios de comida, mas também para equilibrar as contas ao final do mês, pois cada refeição no Refeitório é de 2,40€ o que, no final do mês perfaz aproximadamente €50. Após alguma investigação, percebemos que quem traz a Tupperware não tem onde almoçar; no Bar Ágora são rapidamente expulsos, pois não estão a consumir nada do próprio e o Refeitório também não é alternativa. Havendo este espaço, os estudante poderiam comer mais comodamente.

Projeto


Os equipamentos que seriam instalados na zona de Conforto não seriam os mesmos que seriam instalados na zona de Alimentação. A segunda é uma zona que tem de estar sempre limpa e para tal, terá de ter materiais de fácil limpeza e manutenção, materiais não porosos que sejam práticos. Pensámos em desenhar uma mesa, um balcão que terá equipamentos de micro-ondas e reciclagem, aparador, de modo a cumprir com as necessidades. Na zona de Conforto serão utilizados materiais que transmitam a sensação de descanso, conforto, bem-estar. Paradoxalmente à zona de Alimentação, a zona de Conforto será pontuada pela Kamay Chair, uma pequena mesa de apoio, mesa de trabalho e estante.
A Zona Húmida, situada no exterior da zona a intervir, é onde se poderá, eventualmente, ter acesso a águas limpas, de modo a facilitar as lavagens de tupperwares e afins.










O mobiliário instalado no espaço foi todo desenhado por nós, excepto os pequenos apontamentos objetuais, como computadores e candeeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário