terça-feira, 5 de junho de 2012

Stuart Carvalhais


Stuart Carvalhais (1887-1961) foi um pintor e caricaturista do Modernismo português. Considerado por muitos o pai da Banda Desenhada em Portugal. Fez imensos estudos e esboços de banda desenhada,  o que o colocou num patamar elevado perante os seus contemporâneos.

Trabalhou em equipa com Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Santa-Rita Pintor, em várias revistas de inicio de século, contribuindo com as magníficas ilustrações.

Paralelamente a todo este trabalho, Stuart foi também cenógrafo em várias revistas.

Atualmente a obra de Stuart é desconhecida por parte do público, o que é pena, visto ter trabalhos que continuam bastante atuais. A sua habitação em Oeiras está devoluta há alguns anos, o que deveria ser uma casa-museu, com exposições itinerantes.

São estas importantes figuras culturais que marcam uma sociedade, um país e sem elas perdemos toda a identidade. Se continuarmos assim, neste ritmo frenético em que não se dá importância a estas personagens, Portugal vai perder ainda mais identidade e, um dia, vai ser tarde para recuperar esta perda. Quando abordo pintores, abordo também edifícios seculares que se vão perdendo ao longo do tempo – a história se não for cuidada, perde-se!


Stuart Carvalhais, Sem título, 1933
Aguarela sobre papel


Com uma visão um pouco abstracta e modernista, Stuart representa no centro uma mulher, provavelmente da Alta Burguesia portuguesa, calçando. O desenho revela alguma preocupação em tentar mostrar os pormenores do vestuário. Consegue até perceber-se que a camisa azul será num tecido nobre, provavelmente seda. A saia preta aparenta ser de alta costura, pois o corte está extremamente bem conseguido, revelando as curvas da figura feminina. Em segundo plano, encontra-se uma poltrona. A poltrona é de cor azul e faz a ponte com a combinação cromática do vestuário da figura feminina – contraste. 

Sem comentários:

Enviar um comentário