segunda-feira, 20 de junho de 2016

Casa Típica do Ribatejo

A Casa Portuguesa é uma temática vastíssima, a qual já foi amplamente abordada, no entanto existem pormenores que sinto necessidade de partilhar. Como sabemos, a Casa espelha as pessoas que nela habitam – sociedade – aliás foi através dela que se conseguiu perceber e interpretar muita informação do passado. Os pisos, as divisões, o tipo de materiais utilizados, o aquecimento, a luminosidade, tipologias; informação que tem de ser tida em conta, para percebermos a época e os restantes dados históricos inerentes à habitação.

Portugal é um país com zonas climatéricas muito diferentes e, por isso, o tipo de material em cada região também se altera, tendo impacte na construção e arquitectura. No sul as casas são normalmente caiadas a branco e rebocadas, dado que o clima é quente e seco, quase todas pequenas e térreas. Nestas regiões existem casas com diversas características dependendo da zona, os terrenos são bastante argilosos e calcários, tendo estes materiais qualidades isoladoras. Predominam as cores azuis, verde, ocre e vermelhão, pintadas com uma facha por fora nas partes laterais, janelas e rodapés.

Casa Típica do Ribatejo
De construção térrea e baixa, planta rectangular e um só piso, a casa ribateja é de estilo simples, mas funcional. As divisões principais eram: a cozinha, quartos e arrumações, estas eram dispostas de enfiada.

As primeiras casas eram sem janelas e apenas com uma porta.O telhado e normalmente de duas águas (telhado em forma de V invertido), possibilitando assim o escoamento da água para os dois lados. Nestes telhados utiliza-se telha de canudo com curvatura acentuada. Têm chaminés alongadas perpendiculares ao cume (alto) do telhado.

As paredes são caiadas para protegerem o adobe (blocos de massa, constituída por areia e brita ligados entre si com argila) das intempéries.

O pavimento, por sua vez, é em terra batida, vermelhos ou ocre, regados com aguada de barro; também há quem use soalho corrido, conhecido também como solho.

As guarnições de portas e janelas são de madeira ou de pedra.

Também são frequentes, a eira e a casa da eira, sendo no entanto de pequenas dimensões e geralmente de um piso apenas.

O interior da casa era também pintado a cal ou caiado e como decoração tinham muitos objectos de loiça, como: terrinas, pratos, travessa, canecas, chávenas, bules, entre outros. Era uma decoração variada, dando grande colorido à habitação.

Os elementos mais característicos da arquitectura da cidade, são as janelas e as varandas, que possuem adornos em ferro e muitas flores.


Bibliografia:

As casas Ribatejanas, Alberto Domingos, 2008
Catálogo Carla Rochata
Casas Típicas de Portugal Cultura, Língua e Comunicação Culturas de Urbanismo e Mobilidade


Sem comentários:

Enviar um comentário