sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Passeando pelo Ribatejo esquecido - Cardosas, Cardosinhas, Urjal e afins...

O concelho de Vila Franca de Xira está disperso entre área urbana e área rural, hoje falamos da rural, nomeadamente da freguesia de São João dos Montes que, desde 2013 se denomina por Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz. 
Por ser uma freguesia com uma extensa área geográfica, tem sido esquecida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, ainda agora se constatou ao não ser incluída no Programa “Plano de ação - Estratégia de Regeneração Urbana - 2014/2020”, mais especificamente “Plano de Ação da Estratégia de Regeneração Urbana do Concelho de Vila Franca de Xira". Mais uma vez se percebe que, o interesse das Câmaras são os números, o plano de regeneração vai incidir nas zonas urbanas, principalmente nos centros históricos, o que eu apoio de pé, mas de facto as zonas rurais também precisam de ser ouvidas, não vale a pena falar de Agricultura quando é para apanhar votos e depois ignorar o assunto. 
Como dizia, a freguesia de São João dos Montes é a maior do concelho em área, mas em habitantes deve ser das mais pequenas, daí o desinteresse por parte da autarquia. No entanto, e apesar de rural, tem imensos pontos de interesse e que podiam de facto ser um ponto a explorar por turistas que se interessam por este turismo rural. Foi esse trabalho que fizemos, fomos aos locais e tentámos colher algumas informações para apresentar a este grande publico que também existem coisas em São João dos Montes, que também existem interesses em Cardosas, idem, ibidem...

Cardosas



Cardosas é uma freguesia do concelho de Arruda dos Vinhos, com 6,01 km² de área e 836 habitantes (2011). Tem como monumentos a Igreja em honra de S. Miguel Arcanjo, a Ponte romana, Fonte dos Clérigos, Fonte Ireira e o Cruzeiro (defronte à Igreja).

Igreja de S. Miguel, Cardosas, Arruda dos Vinhos

Igreja de S. Miguel e Cruzeiro de pedra, Cardosas, Arruda dos Vinhos

S. Miguel Arcanjo, Cardosas, Arruda dos Vinhos


Cardosinhas

É uma localidade próxima de Cardosas, que tem uma uma propriedade conhecida por Quinta das Cardosinhas, pertença que foi de um armador da Corte da Rainha D. Maria II, António Joaquim José Pereira, circa 1830. A Quinta contempla casarão, casas de arrumos e Capela, esta última datada de circa 1835.

A Capela foi doada ao Patriarcado de Lisboa, em 1983 sendo o único local de culto das proximidades.

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde comemoram-se num dos primeiros fins-de-semana de Junho e contam com missa solene acompanhada de fanfarra, sardinha, quermesse e baile.

Capela Nossa Senhora da Saúde, Cardosinhas
Podemos observar na aduela do portão do Celeiro da Quinta das Cardosinhas um conjunto escultórico em pedra, no qual está profusamente esculpido um cacho de uvas e as respectivas parras representando a vinha, significando assim um dos ramos agrícolas da família Gonçalves Viterbo.

Celeiro da Quinta das Cardosinhas, 1886
Ainda antes de chegar às Cardosinhas, quem vai na Estrada nacional em direcção a Arruda dos Vinhos, encontra um aglomerado de casas, perto de Rondulha que é conhecido por Casal do Urjal ou simplesmente Urjal. Pelo que percebemos é uma variedade de figueira algarvia, provavelmente existiria por ali alguma árvore de espécie. Esta zona esteve muito vocacionada à produção pecuária e agrícola e por isso, existem poucas habitações neste lugarejo. No entanto, existia um processo na Câmara para legalizar a construção nesta zona, o qual já foi aprovado. Além disso, existem imensas fazendas que se encontram abandonadas, outras em estado avançado de degradação. Nesta zona não existe nenhum monumento histórico.

André Lopes Cardoso





Sem comentários:

Enviar um comentário