quarta-feira, 24 de junho de 2015

O Design nas Autarquias

O Design é uma área dita transdisciplinar (como já foi aqui vastamente dito), ou seja, é capaz de varrer um conjunto vasto de temáticas e disciplinas, potenciando a comunicação. Assim, é cada vez mais importante numa sociedade dita contemporânea, tendo-se revelado uma ferramenta base na dinamização da comunicação.
O conteúdo imagem no século XXI está cada vez mais em voga e o design entra veemente neste conceito. A questão imagética tomou conta dos nossos dias e a sociedade “vive sôfrega” por estes conteúdos. Sabe-se que é o profissional de design que desenha o veículo de comunicação, de maneira a dinamizar: eventos culturais, certames, festas, notícias – tornando-se como que uma “voz activa”.
Características importantes:
Dinamização concelhia – o design deve comunicar com a população, criando uma ligação próxima. Por outro lado, pode ser utilizado como veículo de promoção turística e cultural – valorização patrimonial. Para que estas técnicas funcionem, é importante perceber muito bem o público-alvo da nossa comunicação e desenhar uma linha de comunicação que seja coerente, capaz de captar atenções para o nosso manifesto. A estratégia de comunicação terá que ser inteligente, quer ao nível de produção de conteúdos, quer ao nível da disseminação desses mesmos conteúdos.

Actualmente sabe-se que existem imensos factores que influenciam o consumidor no “consumo da comunicação”, como por exemplo: os meios de suporte, publicidade on-line versus off-line, cartazes, cor, entre vários outros. O Município de Vila Franca de Xira está inserido num meio muito particular, quer pelos seus usos e costumes, quer pela própria envolvência. As gentes de Vila Franca estão muito ligadas ao campo, à lide do Gado Bravo e isso é uma riqueza patrimonial própria do nosso concelho. As festas, romarias, certames são muito próprios, há que utilizar o design na promoção destes momentos eventos, numa tentativa de torná-los ainda mais dinâmicos, sem lhes retirar a autenticidade, antes reforçando-a.