sábado, 3 de setembro de 2016

Padre José Lopes, Arruda dos Vinhos

Padre José Lopes
(Proença-a-Nova 12.11.1864 – Arruda dos Vinhos 18.03.1950)

Natural da Corujeira, uma pequena localidade perto de Proença-a-Nova, estudou no Seminário de Santarém, concluindo o Curso de Teologia em Portalegre, onde se ordenou sacerdote. Que se saiba tinha uma irmã D. Maria de Jesus Lopes e dois irmãos: o missionário António Lopes (falecido antes de 1950, em Moçambique) e o jesuíta Luiz Lopes, que residia no Brasil.

Reverendo José Lopes
Na Diocese de Portalegre, foi Pároco em Pedrógão Pequeno e Nesperal. Em 1904 veio para o Patriarcado de Lisboa, tendo sido nomeado Padre da freguesia de Cachoeiras, concelho de Vila Franca de Xira. Sabe-se que vivia com a irmã D. Maria de Jesus, na Casa S. Marcos sito na Rua Cândido dos Reis, nº 18-20, em Arruda dos Vinhos, mas antes de vir para a paróquia de Arruda, vivia precisamente em Cachoeiras. Já em Arruda dos Vinhos, era muitas vezes visitado pelo sobrinho Carlos Lopes (trabalhador na CP no Rossio), o qual era casado com D. Luísa, professora primária em Á-do-Barriga.

Era um Padre muito bondoso e que tinha um coração enorme, amicíssimo quer das famílias ilustres de Arruda dos Vinhos e arredores, como dos pobres. Encontrou-se, após alguma investigação esta notícia no Jornal Vida Ribatejana, do ano de 1940 (24 de Novembro): “Um almoço em Arruda dos Vinhos”, organizado pelo Sr. Júlio Simões Lopes da Silva Pais e sua esposa, no qual estiveram presentes as mais altas personalidades da região.

“Um almoço em Arruda dos Vinhos

Arruda dos Vinhos, 13 – O Sr. Júlio Simões Lopes da Silva Pais, digno tesoureiro da Fazenda Pública e importante proprietário neste concelho, ofereceu, no ultimo Domingo (Dia de S. Martinho), um lauto almoço a muitos dos seus numerosos amigos, tendo comparecido cerca de 100 convivas. O Sr. Júlio Lopes procedeu nesse dia, à abertura dos seus vinhos e água-pé da ultima colheita.
O almoço foi servido na adega daquele nosso amigo, em Arruda, e decorreu no meio da mais franca alegria. Todos os convivas se retiraram gratos à amabilidade do Sr. Júlio Lopes e de sua esposa, mostrando-se ruidosamente contentes, assim provando a excelência da ementa e a graduação dos deliciosos e aromáticos vinhos da lavra do Sr. Júlio Lopes.
Entre os convidados de Lisboa, Vila Franca de Xira, Sobral, Oeiras, Cascais, etc, lembra-nos, ao acaso, termos visto os seguintes Srs.: José Saraiva, Júlio Costa, Teixeira Soares, António Carvalho, Joaquim Marques, Carlos pereira, Pedro Azeredo, Daniel de Oliveira, António Magalhães Feijó, Silvério oliveira, Francisco Xavier Bettencourt de Faria, Augusto Sousa Pina, Adelino Batista, A. L. Carvalho, Francisco Pereira Garrido, Manuel Neves, José Viveiros Rijo, Artur Rosa da Vila, João Borba, Henrique Lemos, Francisco Máximo, Lucas de Matos, Marílio neves, José Marques de Oliveira, Júlio Cassiano, António Lisboa, Manuel Rodrigues das Neves, Artúrio Lameiras Fernandes, Joaquim da Costa Cabral, José Marques Resina, José Maria das Neves, José Marques Simões, Júlio Joaquim Rosa e Ramos, Manuel Matias, António Lacerda, Alberto Lacerda, Dr. Gustavo Carinhas, José C. Ferreira Dias, João Franco, João Manuel Cunha, João Alberto Faria, Carlos Sande Faria, padre José Lopes, Francisco Amaral, Armando Rodrigues Carvalho, Francisco Pote Ferraia, José Duarte, Vítor Garcia, Augusto C. Lopes Viana, Joaquim Merceano Franco, Alfredo Carvalho, José de Bastos e Silva, José Vaz Monteiro, António Lopes Lisboa, Alberto Ferreira dos Santos Junior, Joaquim Dionísio Ferreira, Fernando Lopes Pais, professor João de Deus Figueiredo, António pinto, Elias Silvério da Mata, Manuel Borges da Silva, Adelino Baptista, Francisco Ferreira dos Santos, João Leal de Fariam Francisco Pinto da Costa, Manuel de Oliveira, Avelino da Costa Lopes, António Filipe dos Santos, Manuel Alexandre da Costa Freitas, José Filipe Ferreira, Elias Amado do Patrocínio, João Fonseca Palhoto, Alfredo Quintino, João Batista Rôxo, Alberto Caro Gusmão, etc.
A um grupo de senhoras foi servido o almoço na residência particular daquele nosso amigo, assistidas pela gentileza de sua esposa, Sr.ª D. Maria Lopes Pais.
“Vida Ribatejana” agradece ao seu dedicado e velho amigo, Sr. Júlio Lopes, o gentil convite que lhe foi feito.”

Foi a Caçadas com a família Vaz Monteiro e, numa das muitas caçadas, atrasaram-se e tiveram de pernoitar em Vila Viçosa. O Sr. Vaz Monteiro escreveu um telegrama à esposa a contar o sucedido e pediu ao Sr. prior para enviar o Telegrama para o Palácio do Morgado, residência oficial dos Vaz Monteiro. O Sr. Prior acrescentou ao telegrama "Mata Peru". No dia seguinte, quando chegaram da caçada, o Almoço era peru, o Sr. perguntou à Sr.ª se lhe apetecia, só depois perceberam que tinha sido desejo do Reverendo.

Era Capelão também na Quinta da Granja, que se localiza na freguesia de Cachoeiras; amigo e conselheiro da família Holstein-Beck, conhecidos pelo título de Duques de Palmela.

Quinta da Granja, Cachoeiras - Vila Franca de Xira
(na actualidade)

Quinta da Granja, Cachoeiras - Vila Franca de Xira
(na actualidade)

Capela
Quinta da Granja, Cachoeiras - Vila Franca de Xira
(na actualidade)

Conhecido pela expressão "Senta Senhor Prior", a qual utilizava quando ia à Farmácia da vila de Arruda. Era um Padre muito inovador, tinha um automóvel descapotável, o qual era guardado no Palácio do Morgado.

Em sua homenagem foi-lhe atribuída toponimicamente uma Rua na vila de Arruda: "Rua P. José Lopes".

Rua P. José Lopes, Arruda dos Vinhos

Jaz em campanário distinto no Cemitério de Arruda dos Vinhos.